Insumos

Por que a tilápia é o peixe mais produzido do Brasil?

A tilápia é o peixe mais produzido no Brasil e o segundo mais produzido globalmente.

Diversas razões levam à ampla produção da tilápia ao redor do mundo, sendo os principais fatores que destacam essa espécie na produção comercial sua adaptabilidade, rápida taxa de crescimento, resistência a doenças e a crescente demanda no mercado. Algumas das razões para o sucesso da tilápia na aquicultura brasileira incluem:

 

1-Adaptabilidade:

A tilápia é conhecida por sua capacidade de adaptação a uma variedade de ambientes aquáticos e localizações com diferentes temperaturas. Pode-se cultivar a tilápia em água doce, salobra e até mesmo em água salgada, o que a torna uma escolha versátil para diferentes regiões do Brasil.

 

2- Rápido Crescimento:

As tilápias têm uma taxa de crescimento relativamente rápida em comparação com outras espécies de peixes. Isso significa que o ciclo de produção pode ser mais curto, permitindo aos produtores colher peixes em um período de tempo menor.

 

3-Resistência a Doenças:

A tilápia é geralmente mais resistente a várias doenças que podem afetar outras espécies de peixes cultivadas. Como resultado, isso reduz os riscos associados à produção e, consequentemente, diminui os custos com tratamentos e perdas de produção.

 

4- Hábitos Alimentares:

A tilápia é uma espécie onívora, o que significa que ela se alimenta tanto de vegetação aquática quanto de outros organismos. Sendo assim, esta característica permite alimentar a tilápia com uma variedade de dietas, incluindo rações comerciais formuladas com alimentos de origem animal e vegetal, impactando diretamente nos custos.

 

5- Demanda de Mercado:

A tilápia é apreciada pelos consumidores por sua carne branca, sabor suave e ausência de espinho intramuscular. Além disso, é uma opção mais acessível em comparação com algumas outras espécies de peixes, o que contribui para uma demanda constante no mercado.

 

6- Facilidade de Cultivo:

Pode-se cultivar a tilápia em sistemas intensivos, como tanques-rede e viveiros, o que facilita sua produção em larga escala.

 

8- Incentivos Governamentais:

Em alguns casos, programas de incentivo governamentais podem favorecer a produção de tilápia, oferecendo suporte técnico, financiamento e subsídios para os produtores e até mesmo a introdução desse peixe na merenda escolar em alguns estados do Brasil.

 

Devido a todas essas características favoráveis, a nutrição dessa espécie vem sendo pesquisada e aprimorada, para possuirmos sistemas de cultivo cada vez mais produtivos. Portanto, é crucial destacar a significativa atenção dedicada à nutrição da tilápia, pois as rações comerciais para peixes onívoros que estão no mercado são formuladas com base nas exigências dessa espécie.

 

Rações de tilápia com foco em alta produtividade:
Com o foco na produtividade máxima em pisciculturas a linha TEC PEIXE, desenvolvida pela Soma Nutrição Animal, foi formulada para atender as exigências nutricionais em todas as fases de vida dessa espécie, desde a pós–larva até a engorda e terminação. A baixo você pode conhecer todos os produtos da linha e as especificações por fase de vida dos peixes:

 

TEC PEIXE 50 (pó): Indicada para pós-larvas e alevinos de até 2,5g.

TEC PEIXE 45 (1,5mm): Indicada para alevinos de 2,5g até 5g.

TEC PEIXE 40 (2,5mm): Indicada para alevinos de 5g até 30g.

TEC PEIXE 36 (3-4mm): Indicada para juvenis de 30g até 100g.

TEC PEIXE 32 TR (3-4mm): Indicada para peixes de 100g a 200g.

TEC PEIXE 32 e TEC PEIXE 32TR (4-6mm): Indicada para peixes a partir de 100g.

TEC PEIXE 32 e TEC PEIXE 32TR (6-8mm): Indicada para peixes a partir de 400g.

SOMA PEIXE 28 e 22 (8-10mm): Indicada para peixes em fase de manutenção.