Insumos

O que determina a coloração da gema do ovo?

Você sabe o que determina a coloração da gema do ovo? Leia este blog e entenda mais sobre o assunto.

Os ovos de galinha são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas. Por isso, estão presentes na mesa da maior parte da população. Um dos fatores que mais pesam na hora de escolher a marca e a precedência dos ovos é a coloração da gema.

Neste blog, falaremos sobre o assunto a fim de explicar o que determina essa coloração. Continue lendo para descobrir.

 

Coloração da gema: o que a determina?

Os consumidores costumam preferir ovos com a gema de coloração amarela forte, bem próxima do vermelho alaranjado. Prova disso é a grande procura por ovos caipiras, que tendem a apresentar gemas com essa coloração diferenciada.

E o que determina essa coloração tão desejada é a alimentação.

A quantidade de carotenoides presentes nos alimentos fornecidos é o principal responsável por garantir a intensidade de cor da gema do ovo. Esse pigmentante é comumente encontrado em frutas e vegetais. No entanto, também é possível oferecer rações com a inserção de carotenoides de forma artificial.

Além de garantir uma gema laranja, os carotenoides também atuam como precursores de vitamina A e fortalecem o sistema imunológico.

 

A coloração da gema altera o seu valor nutricional?

Vale ressaltar que, ainda que as gemas com coloração mais escura sejam ricas em carotenoides, o valor nutricional é o mesmo em relação àquelas com gema mais amarelada. Na gema, estão concentrados o cálcio, o ferro e o zinco do ovo, assim como as vitaminas A, B6, B2 e outros nutrientes. Todos esses benefícios são de alta digestibilidade, o que prova a importância dos ovos na nossa alimentação. Além disso, o restante da composição do ovo conta ainda com proteínas e lipídios. Tudo isso está presente nos ovos, independente da coloração da gema.

 

A Soma Nutrição Animal busca garantir a qualidade dos ovos da sua criação. E é pensando nisso que as nossas rações de poedeiras possuem, em sua composição, ingredientes responsáveis por intensificar a coloração da gema. Dessa forma, os seus ovos terão o valor nutricional e a estética buscados pelos consumidores. Clique aqui e conheça todos os nossos produtos.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre pigmentante de gemas, você pode também clicar no link aqui e ler um artigo que preparamos sobre o assunto!